quinta-feira, 1 de julho de 2010

Nazaré, Pescadores do Século XX

Por Henrique Silva

No decorrer do século XX a Nazaré era mais do que a mais típica praia de Portugal, a Nazaré alimentava a mitologia do homem do mar, o herói que enfrenta grandes perigos para sustentar a sua família.
A fama do Pescador da Nazaré, começa no século XIX com a narração dos seus feitos por muitos escritores entre eles Raul Brandão e imortalizada no cinema na década de 20 do século XX por Leitão de Barros no filme “Nazaré, Praia de Pescadores” e na década de 40 com o filme “Maria Mar”.
Sem esquecer o livro de Alves Redol lançado em 1959 “Fenda na Muralha”, preparado na Nazaré em que o próprio escritor viveu e conviveu com os pescadores a bordo de um barco do mestre nazareno Zé Broa que mais tarde veio a ter um barco chamado Fenda na Muralha, cujo nome o escritor atribuiu o nome do livro.
O meu projecto tem como objectivo imortalizar estes homens do mar, esta memória de homens valentes que personificam a massa de ser nazareno (nobres, humildes, dignos, destemidos e aventureiros).
A Nazaré como terra piscatória, na minha percepção, tem o dever moral de preservar estes homens para que sirvam de exemplo e inspiração a todos.
Em termos físicos o projecto consistiria na realização de uma obra intitulada “Nazaré, Pescadores do Século XX", dividida em vários temas como por exemplo:

. Mestres e Pescadores do Cerco
. Mestres e Pescadores do Anzol
. Mestres e Pescadores da Arte Xávega
. Mestres e Pescadores dos Galeões

A obra poderia ser editada em livro, dvd ou outro formato.
De realçar a possibilidade de tradução da obra para línguas como o espanhol, francês e inglês aumentando a compreensão sobre a nossa história de quem nos visita, tornando-a naturalmente num veículo exportável para outros países.

“Se não te decides a saber de onde vens, acabas por não ser nada”

Sem comentários:

Enviar um comentário