Por Joaquim Paulo
A Antiga Lota é um dos edifícios mais marcantes da Nazaré. A sua construção data dos anos 40 do séc. XX. Serviu como lota de pesca até ao início dos anos 80, quando viu a sua utilização substituída pela nova Lota, construída no Porto de Abrigo da vila. O edifício esteve parado vários anos, até receber obras de readaptação que o transformaram, já na década de 90, num Centro Cultural.
Pretende-se com esta intervenção instalar naquele edifício um Museu do Mar, apostando numa vertente multimédia que possa abarcar vários públicos-alvo, nomeadamente as escolas de todo o País. A Nazaré foi um ícone de Portugal durante décadas, devendo esse imaginário ser recriado através das novas tecnologias.
O primeiro piso será destinado, apenas, a dois tipos de utilização. Uma parte do rés-do-chão será afecto ao “Mercado do Peixe”, onde será comercializado pescado fresco, permitindo aos locais e aos visitantes ter acesso a um local privilegiado para a venda do peixe do dia. As vendedoras de peixe do Mercado Municipal serão transferidas para a Antiga Lota, onde o “Mercado do Peixe” funcionará apenas durante a manhã. Será importante dinamizar uma parceria com os pescadores, encetando uma experiência-piloto com a Escola de Tecnologias de Mar, de Peniche, por forma a permitir que os pescadores possam vender directamente o seu produto ao consumidor final, obtendo assim ganhos mais significativos.
Aos fins-de-semana, mas com maior incidência nos meses de Verão – quando a periodicidade poderá ser diária – o piso térreo da Lota Velha será palco de recriações dos velhos hábitos de transacção de peixe. Deverão ser contratados pescadores e peixeiras que, a exemplo do que sucede com a Arte Xávega, recriarão as velhas técnicas do “chui”.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário